Conseqüências do tráfico negreiro no Brasil até os dias atuais


Como eu tinha dito acima o tráfico de escravos vai se intensificando cada vez mais, porém no final do século XIX, começou uma pressão maior de determinada classes da sociedade brasileira e estrangeira em abolir a escravidão. No Brasil já havia uma tendência em substituir a mão-de-obra devido a elite temer os conflitos, e com as doutrinas racialistas havia uma política de embranquecer o país para demonstrar  superioridade, já que nesse período o Brasil tinha a sua população um grande indicie de escravos . Várias leis foram regulamentadas para alforria- los dentre elas, a lei do “ventre livre” decretada  no dia 28 de setembro de 1871, pela princesa Isabel, onde consistia em conceder a liberdade ás crianças nascidas no país de mãe escrava. Em 1885 no dia 28 de setembro veio a “lei do sexagenário” que liberta todos os adultos de mais de 60 anos, também determina que o escravo liberto deva indenizar seu senhor e se o escravo  não tivesse o dinheiro para pagar a indenização fica delegado aos escravos entre 60 e 62 anos trabalhar por mais três anos.
Ao decorrer dos anos, especificamente no dia 13 de maio de 1888 a princesa Isabel decreta a lei Áurea, consolidando a abolição da escravidão. Com isso os escravos foram “libertos”, porém jogados a margem da sociedade, sem moradia, trabalho, condição social para viver. Esta lei trouxe a “liberdade” pra quem? .Vimos até os dias de hoje as mesmas condições de trabalho, a desigualdade social, o preconceito racial interiorizado nas pessoas, porém a única diferença que agora está disfarçada
Portanto fica claro como o tráfico negreiro contribuiu para esse processo de emancipação no Brasil, vista como uma atividade econômica do sistema capitalista mais lucrativa, tendo em vista  até nos tempos de hoje os beneficiários desta atividade, que consegue ao mesmo tempo fazer com que classes distintas se interajam em pró da expansão e do acúmulo de poder.Vale ressaltar também que esta atividade trouxe povos de diferentes etnias que conseguiram no ” Novo Mundo”, mesmo nas condições de escravo demonstrar sua força,astúcia e inteligência para sobreviver adaptando-se nas piores condições ,porém não deixou que sua cultura e religião materna fosse exterminada. E mesmo com todo o esforço da elite de segregar as culturas podemos perceber uma circularidade cultural existente em nossa sociedade. 


E com isso deixo esta mensagem do grande ativista social que lutou tanto pela desigualdade racial que se propaga até os dias de hoje  o grande Martin Luter King. Ele nos deixa uma reflexão que abre espaço para uma discussão muito interessante. No período colonial o negro sabia diretamente quem era seu inimigo e qual era o seu papel na sociedade, entretanto este cenário mudou se fala muito em igualdade racial que não existe discriminação que todos somos iguais. Deixo este questionamento para nos refletirmos. Vocês acham que os negros realmente tiveram uma reparação social? Estes cenários são para os próximos capítulos. Aguardem continuem interagindo!