Quando tudo começou ...

Para entendermos os motivos que levaram a proibição do tráfico negreiro é necessário analisar, os fatos que ocorreram anteriormente a este acontecimento. Por ser um tema muito amplo e complexo procurei fazer uma abordagem específica do comércio atlântico entre o continente africano  e o Brasil.
Durante três séculos  mais de 12 milhões de homens, mulheres e crianças foram transportadas para as Américas, visto que os homens eram em grande quantidade. Sendo que a maior parte vinha para o Brasil. Dentre os questionamentos que se faz ao assunto, surge o primeiro: Qual ou quais foram os motivos que levaram Portugal transportar tantos escravos africanos para o Brasil?

Com a intensificação do comércio na produção da cana-de-açúcar, houve um   crescimento nos engenhos, Portugal percebeu que não havia mão-de-obra suficiente para suprir a demanda para economia agroexportadora. Porém antes de investir no trafico africano, os colonos portugueses exploraram a mão-de-obra indígena, mas devido às epidemias dizimarem grande número de índios, a resistência de alguns ao trabalho compulsório e também os índios que foram cristianizados pelos jesuítas onde eram abolidos do trabalho, ao passar do tempo iria diminuindo a quantidade de índios que podia ser escravizados aumentava a demanda.
Mas a troca da mão-de-obra indígena para africana foi sendo substituída gradativamente, por volta da segunda metade do século XVI até XVII, a oferta de escravos indígenas começou a declinar e os africanos começaram a chegar aos portos brasileiros em grande escala.
Interessante perceber que a base econômica da colônia portuguesa (Brasil) foi o comércio de exportação, onde as principais mercadorias no inicio exportados, eram cana-de-açúcar, algodão, fumo e gêneros de subsistência (mandioca um dos principais produtos utilizados para alimentar os escravos), porém ao decorrer do tempo esses produtos foram substituídos por mercadoria humana, os escravos africanos se tornaram o principal produto a serem comercializados. O tráfico negreiro passou para condição de grande fonte de lucros nas duas margens do Atlântico se transformando no negócio mais rentável e principal fonte econômica para obtenção de riqueza das grande potências europeias e  grandes reinos do continente africano.Vocês poderiam imaginar que os nossos antepassados pudessem se tornar uma das maiores fontes de lucro para metrópole portuguesa? e como esse fator atrasou o dsenvovimento social do nosso país? Reflitam! A nossa proxíma conversa é sobre como ocorria esse comércio.Fiquem ligados!

Escravos na moenda (instrumento utilizado no periodo colonial para moer a cana-de-açucar)